GED e Serviços

Entenda como funciona o trabalho home office, as vantagens que ele oferece e para quais empresas e funcionários é indicado

O trabalho home office está em plena expansão no Brasil e no mundo.
Arquivar
Postado em 23 de April de 2020 - Atualizado em 21 de May de 2020
mulher no celular no trabalho home office

O trabalho home office está em plena expansão no Brasil e no mundo. Em 2018, eram 3,8 milhões os brasileiros que atuavam remotamente, do conforto do lar. Para o futuro, a expectativa é que isso se torne cada vez mais comum. Então, é fundamental saber mais sobre o trabalho home office: como funciona, quais as vantagens e para quem é indicado.

Essa modalidade pode ser desempenhada de maneira autônoma e, também, pelos colaboradores de uma empresa. Para que isso seja possível em um negócio, é essencial criar uma política consistente e que esteja de acordo com as características e necessidades de cada área.

Para aproveitar todo o potencial que essa modalidade oferece, descubra como funciona o trabalho home office e entenda o que ele tem a oferecer!

Por que essa opção é importante?

Diante das novas gerações e de mudanças nas demandas dos colaboradores, home office tem se tornado um desejo de muitos profissionais. Para se ter uma ideia, 70% dos brasileiros entrevistados gostariam de trabalhar de casa.

Inclusive, isso tem a ver com as diversas vantagens associadas a essa alternativa. Por isso, veja o que faz com que esse modelo seja tão interessante.

Maior liberdade

Mesmo que ainda tenha que cumprir com obrigações e atender a expectativas, o funcionário em home office tem maior liberdade de atuação. Com a autonomia, os profissionais se sentem mais criativos e conseguem adaptar o trabalho às próprias necessidades e características.

Maior economia

Outro ponto interessante é que a atuação remota gera economia para ambos os lados na relação trabalhista. O funcionário não gasta tempo ou dinheiro com deslocamentos ou trânsito e também não corre o risco de se atrasar por isso. A empresa não precisa custear o transporte e nem tem que lidar com as perdas de produtividade decorrentes dos atrasos.

Aumento da motivação

Principalmente, o trabalho home office traz a oportunidade de equilibrar vida pessoal e profissional e aumenta a qualidade de vida. Tudo isso se reflete no bem-estar e na satisfação do colaborador, que fica mais motivado e consegue produzir mais e melhor.

Como funciona o trabalho home office?

mulher com computador no sofá de casa durante o trabalho home office

Ao buscar o significado do termo “home office”, é comum pensar na tradução: “trabalho em casa”. No entanto, não é exatamente assim que ele funciona. Essa modalidade tem a ver com o trabalho à distância, realizado fora do ambiente tradicional do negócio, como o escritório.

Ele é feito por um colaborador que não está fisicamente presente na empresa e que pode estar em locais variados — inclusive, em casa. Um profissional que viaja a trabalho e atua do hotel, por exemplo, também está em uma espécie de home office, já que trabalha de maneira remota.

Além disso, há outras características interessantes sobre essa modalidade. Então, veja como funciona o trabalho home office!

Realização de tarefas

O colaborador em home office tem responsabilidades como qualquer outro da empresa. Há uma delegação de tarefas e responsabilidades e cabe a cada um gerenciar seu tempo para concluí-las com sucesso. Para que tudo isso seja possível, o funcionário deve utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo negócio, como o sistema.

Integração do time

Não é porque um profissional não está fisicamente presente que ele fica isolado. Na maioria dos casos, é importante que haja integração entre o time. Por meio dos recursos certos de comunicação, quem está em home office fica ciente das principais necessidades ou questões do trabalho.

Comparecimento presencial

Em muitos modelos, o trabalho home office compreende idas regulares ao negócio. Quem trabalha remotamente alguns dias na semana ocupa o resto do tempo no escritório. Mesmo quem atua o tempo inteiro à distância, deve ir à empresa para realizar algumas reuniões, periodicamente.

Para quem o trabalho home office é indicado?

Depois de conhecer como funciona o trabalho home office, é possível notar que essa alternativa não é para todo mundo, certo? Há casos em que o profissional não pode atuar remotamente — seja pelas características das ferramentas utilizadas e pelo serviço desempenhado, seja pelo perfil de atuação.

Mas, então, como saber para quem o trabalho home office realmente funciona? Veja algumas dicas!

Colaboradores

Em algumas empresas, há colaboradores que precisam estar no ambiente de trabalho o tempo inteiro, devido à natureza das atividades. É o caso de quem tem que interagir fisicamente com clientes, parceiros ou outros profissionais. Também é o que ocorre com quem precisa utilizar máquinas e recursos que só estão disponíveis na empresa.

Além disso, como dissemos, o perfil comportamental influencia na decisão de adotar ou não o trabalho home office. Por isso, veja quais são as características essenciais do trabalhador remoto!

Disciplina

Não é porque o trabalho acontece em casa na maioria das vezes que é possível deixar as responsabilidades de lado. O profissional deve ser altamente comprometido e capaz de driblar as tentações e as distrações. Assim, há como cumprir as responsabilidades e atender às demandas específicas.

Proatividade

Quando surge algum problema no trabalho home office, o colaborador precisa fazer o melhor que puder para resolvê-lo. Isso só será possível se for proativo e disposto a buscar bons resultados. Inclusive, isso tem a ver com a questão de não depender de ordens ou mesmo da supervisão do chefe para entregar algo.

Capacidade de criar uma rotina

Saber como funciona o trabalho home office também envolve entender que a rotina é indispensável. Não há como abrir mão de horários, especialmente quando a própria empresa atua em determinado período.

Por isso, o colaborador deve ser capaz de criar e se manter em uma rotina, com horário para começar e terminar. Inclusive, é algo essencial para evitar a sobrecarga de trabalho.

Empresas

Também não é todo negócio que consegue se adaptar ao trabalho home office. Uma opção que dependa de muitas reuniões presenciais ou do contato constante entre público e equipe não é capaz de se adaptar a esse modelo. Mesmo assim, se toda a empresa não puder adotar essa modalidade, alguns setores podem implementar essa política.

No entanto, é indispensável haver maturidade e boa comunicação para tudo dar certo. Os líderes devem se conscientizar sobre a necessidade de oferecerem liberdade, sem que deixem de fazer um acompanhamento.

Além de tudo, o negócio deve contar com as ferramentas certas. O uso de tecnologia é especialmente necessário, ainda mais para o trabalho colaborativo. A digitalização de documentos e os cuidados com a segurança digital são dois pontos cruciais para que esse modelo funcione.

O trabalho home office é realizado à distância, mas nem por isso deixa de exigir disciplina, comprometimento e proatividade dos colaboradores. Para a empresa, é essencial contar com ferramentas que favoreçam a comunicação e o trabalho colaborativo, pois é isso que permite conquistar resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre trabalho home office: como funciona, vantagens e muito mais, aproveite para assinar nossa newsletter e não perder nenhuma novidade ou tendência!

Ligamos para você

Categorias: