Franquias

Pensando em abrir um negócio de sucesso? Escolha ter uma franquia Arquivar

2021 chegando e, geralmente, com o novo ano vem aquela vontade de mudar de vida.
Michelle Andrade
Michelle Andrade
Postado em 1 de December de 2020 - Atualizado em 9 de December de 2020

2021 chegando e, geralmente, com o novo ano vem aquela vontade de mudar de vida. Se você está nessa fase, escolha ter uma franquia da Arquivar. 

Janeiro é o mês de tirar vários sonhos do papel e colocar a mão na massa em busca de realizações no ano que se inicia. Contudo, nessa hora, surgem dúvidas pessoais e também muitas dúvidas relacionadas à profissão. Quem nunca pensou em deixar de ser contratado (CLT) e abrir o seu próprio negócio? 

Mas, empreender de fato é um desafio e assusta. Deixar a comodidade e segurança de um emprego fixo para trilhar novos caminhos e, ser o autor da nova jornada. Começar um negócio do zero realmente parece muito trabalhoso e arriscado, porém existem alternativas mais sólidas e menos arriscadas. Neste artigo explicaremos para você o que é e como ter uma franquia. 

Por que ter uma franquia é uma opção menos arriscada? 

Ser um franqueado é ter o seu negócio, e poder contar com o conhecimento e expertise de mercado de alguém que já superou os desafios de começar algo do zero. 

O franchising, como é conhecido, é uma estratégia de expansão empresarial onde a franqueadora transfere ao franqueado o direito de uso de uma marca, comercialização, distribuição, infraestrutura e expertise. 

Assim, ao contratar uma franquia você não precisará se preocupar com os processos iniciais do negócio, o que dará certo, o que não dará ou como se inventar. 

Felizmente, no Brasil existem inúmeras franquias, em diferentes ramos, com tamanhos e posições diferentes de marca no mercado. 

O que é a ABF e qual a importância de contratar uma franquia associada? 

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em julho de 1987 para acompanhar e dar suporte ao negócio de franquias. Atualmente, ela possui mais de 1.100 associados, divididos entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores do setor. Dentre sua gama de atividades, está fornecer o Selo de Excelência em Franchising – SEF e a análise de representações, sob a ótica da ética e dos fundamentos que regem o franchising, defendidos pela Comissão de Ética da entidade.  

Contratar uma franquia que esteja associada a ABF e que ainda tenha o Selo de Excelência é ter garantia de que você abrirá um bom negócio. 

Quais opções de franquias mais rentáveis em 2020? 

Todos os anos são feitas pesquisas que indicam quais os ramos de negócios continuam sendo os mais rentáveis. 

Segundo a ABF, no 3º trimestre de 2020, os três ramos que mais se destacaram foram: alimentação, casa e construção e o que engloba comunicação, informática e eletrônicos. 

Entretanto, para definir em qual negócio entrar você precisa fazer uma pesquisa detalhada dos parâmetros e requisitos para abrir a franquia. Também é necessário gostar ou ter alguma afinidade com o ramo escolhido, para ter certeza de que terá sucesso. 

Afinal, ter uma franquia requer disponibilidade e dedicação para o aprendizado do negócio, por isso se você já conhecer ou se identificar é muito mais fácil começar.  

Voltando as franquias mais rentáveis, em meio a pandemia vimos muitos negócios ruírem e outros crescerem, portanto é importante levantar os números do setor e verificar se de fato teve crescimento. Sabemos que o ramo de alimentação esteve em alta em 2020, principalmente, o que engloba o delivery. Simultaneamente, casa e construção também teve uma crescente, afinal as pessoas passaram mais tempo dentro de suas residências, o que elevou à busca por reformas e obras. O setor de comunicação, informática e eletrônicos também teve grande impacto positivo com a pandemia.  

Por que devo considerar ter uma franquia da Arquivar Gestão Inteligente de Documentos e Processos? 

A Arquivar em 2021 completa seus 30 anos. Atualmente, a empresa possui 4 Selos ABF de Excelência em Franchising e está categorizada no setor de destaque de 2020, Comunicação, Informática e Eletrônicos.  

A história da Arquivar começou com a realização de serviços de microfilmagem, única forma que existia de dar validade jurídica à cópia de um documento. Posteriormente, a empresa viu a oportunidade de trabalhar com guarda de documentos físicos, visto que muitos obedeciam a um prazo específico para ser descartado. 

Devido ao perfil visionário, a instituição se reinventa e sempre traz novas soluções para seus clientes. De microfilmagem, guarda física e organização física de documentos passou também a fornecer soluções de software com fluxos de documentos e informações, assinatura eletrônica, soluções de digitalizações, indexação, organização e armazenamento em nuvem de arquivos. Ao contrário de muitos negócios que foram impactados negativamente pela pandemia, a Arquivar cresceu em números de franquias e clientes final.  

Como resultado, a empresa consolidou sua marca e viu sua demanda aumentar. Com a popularização do Home Office, muitas empresas precisaram digitalizar seus documentos, ter softwares que possibilitassem o acesso seguro a estes arquivos, fazer assinatura de contratos, processos e outros documentos eletronicamente, precisaram se adequar ao novo decreto de digitalização e à nova Lei de Proteção de Dados. Pontos que a Arquivar tem expertise e sucesso.

A Arquivar possui atualmente 43 franquias, distribuídas em 21 estados do Brasil, na Bolívia e em Moçambique. Além disso, a empresa cresceu 54% em novas unidades no ano de 2020, o faturamento aumentou cerca de 10% e o número de clientes cresceu em 20%.  

Como é ter uma franquia Arquivar na prática? 

Agora, para ajudar ainda mais você na tomada de decisão, separamos dois depoimentos de franqueados de sucesso da Arquivar. São eles: Viviane Augustynczk franqueada da Arquivar em Curitiba, PR e Eduardo Pydd, franqueado da Arquivar em Cascavel, PR. 

Como surgiu o interesse em ter uma franquia da Arquivar? 

Para Eduardo, o interesse por franquias nasceu da visão que teve quando morou na Europa e a Arquivar chamou atenção devido as facilidades de gestão de documentos, por ser um serviço novo na região em que atuaria, sendo assim teria grande adesão das empresas locais. 

Já para Viviane o interesse surgiu por ela ser apaixonada pelo segmento. Segundo ela, na época buscava novas oportunidades no mercado de trabalho ligadas a vagas de CLT, mas decidiu empreender. A expertise da Arquivar contou muito para a escolha da franqueada, devido ao foco em inovação, tecnologia e segurança. Viviane a Arquivar entende o que o mercado pede, tem uma boa taxa de franquia e trabalha em um mercado em grande expansão. 

Territórios e ramos de atuação, suporte e diferenciais Arquivar: 

Eduardo Pydd se estabeleceu em Cascavel, mas rapidamente ganhou alguns clientes em cidades próximas. Eduardo ressalta que a flexibilidade de atender clientes em cidades próximas é ótima. Com o crescimento ele sentiu a necessidade de abrir uma nova franquia em Foz do Iguaçu e posteriormente, em Maringá. Ele vê os concorrentes como pontes, pois geralmente, o concorrente trabalha com serviços físicos ou software. Como a Arquivar engloba os dois fica mais fácil apresentar e vender as soluções. Ele atua atendendo indústrias, empresas de agronegócio, área hospitalar (gestão de prontuários), cartórios (guarda de documentos e fornecimento de softwares), bancos e cooperativas. Ramos bem diversificados.  

Viviane também afirma não ter nicho específico: “Temos construtora, engenharia, transportadora, escritório de contabilidade, advocacia, segmento hospitalar e vários outros. Nosso foco é fornecer soluções, software e consultoria para melhorar processos, por isso atendemos todos os ramos”. Ela ainda faz uma avaliação muito positiva da estrutura e suporte da Arquivar. Ela ressalta que: “A marca já está consolidada no mercado. O comercial e as demais equipes são super solícitas e sabem muito sobre soluções. Para quem está começando e entendendo a dinâmica o suporte é espetacular. A Arquivar preza muito pela equipe de Tecnologia da Informação e, busca sempre inovações e melhorias nos processos. A Arquivar não se acomoda”. 

Modelos de franquias Storage e Office e dicas valiosas para os novos franqueados 

Primeiramente, para quem opta por abrir uma franquia Storage da Arquivar, Eduardo destaca que a receita recorrente é o ponto forte do negócio, além de ser formidável a fidelização dos clientes e que o crescimento da guarda física é certeiro. Segundo ele a facilidade para os colaboradores que trabalham em empresas que possuem as soluções da Arquivar é muito grande, então eles mesmo divulgam e pedem mais serviços. 

Já Viviane ressalta que quem vai começar precisa ter muita disposição para aprender. Que é um segmento de mercado que exige dedicação. Mas, para ela é apaixonante fazer as conexões do processo como um todo. Ela afirma que: “No quesito, aprender a Arquivar anda com você de mão dada. O mercado hoje pede a transformação digital e nós estamos preparados para oferecer o que o mercado pede”. E destaca a Universidade Arquivar que tem materiais e treinamentos online 24h por dia, para tirar todas as dúvidas.  

Quer saber mais sobre como é ser um franqueado de sucesso Arquivar? Assista os vídeos com as entrevistas completas de Eduardo Pydd e Viviane Augustynczk. Acesse também nossa página Seja um Franqueado, lá você encontrará muitos materiais sobre o assunto. 

Ligamos para você

Categorias: