Franquias

Descubra como a tecnologia se destaca entre as franquias mais lucrativas e encontre a ideal para investir

Investir em franquias é a solução mais assertiva para começar um negócio com maior segurança e chances de sucesso.
Arquivar
Postado em 31 de March de 2020 - Atualizado em 6 de April de 2020
homem procurando no notebook franquias mais lucrativas

Investir em franquias é a solução mais assertiva para começar um negócio com maior segurança e chances de sucesso. Antes de se tornar um franqueado, entretanto, é indispensável selecionar a opção adequada para os seus objetivos e com a maior chance de prosperar. É por isso que vale a pena conhecer quais são as franquias mais lucrativas.

Entre as possibilidades, o setor de tecnologia se destaca. Com uma adoção cada vez maior de soluções digitais e novas necessidades no mundo corporativo, as franquias dessa área estão em pleno crescimento.

Para não ter dúvidas na hora de tomar a decisão, venha explorar quais são as franquias mais lucrativas e entenda qual é o impacto do segmento de tecnologia:

Como identificar as melhores franquias?

A escolha de uma boa opção não depende apenas do faturamento. É preciso realizar uma avaliação completa para compreender quais são os pontos importantes e qual é a alternativa que melhor se encaixa nos objetivos de negócio.

Pensando nas franquias mais lucrativas, há algumas considerações que merecem atenção. A seguir, veja quais pontos ponderar para identificar um modelo de sucesso!

Percentual médio de lucratividade

A taxa de lucratividade é encontrada ao se descontar os custos de atuação da empresa sobre os serviços prestados. Conhecer esse valor é essencial na análise das franquias com maior potencial de lucro, afinal, todo empreendedor precisa obter boas taxas de lucro para que a empresa mantenha o crescimento.

É o que acontece ao selecionar uma franquia de serviços com alto valor agregado. Com a estrutura certa e uma atuação customizada para o público, é possível obter bons resultados financeiros e que consolidam o sucesso do negócio.

Tipo de receita: Receita recorrente vs não recorrente

Receita recorrente é como um serviço de assinatura ou mensalidade, na qual o cliente paga um valor pré-determinado pelo uso de produtos ou serviços, geralmente mensalmente. Esse modelo traz uma segurança maior para o franqueado, pois a tendência do faturamento é apenas aumentar cada vez mais. Portanto, vale a pena escolher uma alternativa que ofereça a receita recorrente — especialmente no setor de tecnologia. Com esse modelo, você terá previsibilidade quanto aos ganhos, o que equilibra e otimiza o fluxo de caixa.

Inclusive, as franquias mais lucrativas nesse sentido são aquelas com um elevado lifetime value (LTV) ou tempo de vida do cliente. Quanto maior for o período de contratação, maiores serão os ganhos por cliente consolidado.

Sucesso dos franqueados atuais

Outra maneira de identificar as franquias mais lucrativas e com bom potencial é analisando o sucesso dos franqueados. Nesse caso, é interessante considerar a avaliação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), principal autoridade no assunto. Com uma metodologia completa, a Associação consegue reconhecer o nível de satisfação dos empreendedores através da aplicação de questionários específicos de avaliação das franquias.

Vale a pena, ainda, identificar premiações específicas, como a da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. A publicação é uma grande referência e a premiação da revista chancela a qualidade de atuação do franqueador.

Faturamento médio da rede

Além de ter boa lucratividade, é interessante que a franquia tenha um faturamento consistente e elevado. Assim, é possível obter os melhores resultados quanto à gestão financeira. Por isso, é essencial apurar os ganhos da rede.

Confira qual é o faturamento médio por modelo de franquia e entenda quais são as perspectivas de ganho com a operação. Dessa forma, será mais fácil reconhecer as alternativas de destaque.

Taxa de retorno

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um índice importante e deve ser considerado na análise das franquias mais lucrativas. A ideia é entender em quanto tempo, em média, o investimento é recuperado.

Força da marca

Para atrair clientes, vencer a concorrência e se consolidar no mercado, é preciso ser franqueado de uma marca forte no segmento. Especialmente no setor de tecnologia, no qual uma marca conhecida é fundamental para inspirar a confiança em quem contrata os serviços prestados pela franqueada.

Por isso, considere entre as franquias mais lucrativas aquelas cujas marcas se destacam. É dessa maneira que o seu negócio conseguirá atrair mais facilmente os clientes, fechar novos contratos e obter bons resultados.

Relacionamento com a Franqueadora

Um dos motivos para investir em uma franquia é contar com o know-how e suporte da Franqueadora para guiar a nova empresa ao sucesso. É por isso que as franquias mais lucrativas também são aquelas em que o relacionamento entre franqueados e franqueador é de colaboração.

Identifique como se dá essa relação e garanta que o contato é estratégico e constante. Dessa forma, é possível vencer desafios e evitar problemas — sempre com o apoio de quem entende do assunto.

Treinamento e suporte constante

Por falar nesse relacionamento, é indispensável considerar como ocorrem os treinamentos e as capacitações para atuar no segmento. Por mais que haja aptidão por parte de quem investe, cabe ao franqueador oferecer todos os conhecimentos e as ferramentas necessárias para gerar bons resultados.

Além disso, o suporte deve guiar e auxiliar a franquia de forma constante. Poder tirar dúvidas no momento em que elas surgem e resolver problemas conforme acontecem favorece a conquista de resultados positivos.

Como o setor de tecnologia se destaca entre as franquias mais lucrativas?

O mercado de tecnologia está em alta em todo o mundo e tem ganhado um reforço especial com a ajuda das franquias mais lucrativas. As franqueadoras do segmento tecnológico estão em plena expansão, com segurança e consolidação de mercado.

De acordo com a ABF, o setor de tecnologia teve o maior crescimento de faturamento entre as áreas, empatado com o segmento de casa. Em 2019, o aumento de faturamento foi de 10%. Houve, também, um crescimento no número de unidades: 15,5% de novas franquias espalhadas pelo país.

Isso se deve, principalmente, à adoção crescente de tecnologia por parte das empresas de vários setores. Como esse é um movimento de grande potencial e continuidade, a expectativa é de crescimento para esse segmento.

Qual é o panorama das franquias de gestão documental?

Segundo estudos, quase 20% do tempo de trabalho é gasto pelos colaboradores em busca de informações para a execução de tarefas. Na prática, a procura por dados compromete um dia útil por semana. Em média, é necessário realizar 8 buscas para encontrar o documento e/ou a informação ideal.

Tudo isso demonstra como é importante ter um gerenciamento de documentos que seja efetivo. É por isso que, dentro do ambiente de tecnologia, as opções ligadas à digitalização e à gestão documental estão entre as franquias mais lucrativas.

O mercado brasileiro, inclusive, já vale mais de R$ 1,5 bilhão. Mesmo assim, há um grande potencial de crescimento, pois quase 30% das empresas do Brasil ainda não adotam o método de gestão da informação efetivo. Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), certamente haverá um crescimento ainda maior em relação ao uso de informações digitais e à garantia de segurança.

Para atender a essas necessidades, as franquias de digitalização de documentos ganham destaque. No entanto, a opção ideal não é aquela que apenas realiza esse processo, de maneira isolada. Para aproveitar a oportunidade quanto ao gerenciamento de documentos, é indispensável ter uma formatação integrada, completa e capaz de solucionar as dificuldades do cotidiano empresarial.

Investir agora nesse setor significa explorar uma área que não está saturada e que tem um grande potencial de desenvolvimento ao longo dos próximos anos.

Neste conteúdo, você viu que a área de tecnologia está em crescimento e se projeta entre as franquias mais lucrativas. Com a análise adequada dos fatores, é possível encontrar a opção perfeita — com destaque para o setor de gerenciamento de documentos. Dessa maneira, há como obter os melhores resultados possíveis com o investimento.

Já que esse setor está em alta, conheça mais sobre a franquia de gestão documental e veja como você pode se beneficiar e começar um negócio lucrativo!

Ligamos para você

Categorias: