As assinaturas eletrônicas como aliadas da sustentabilidade

Nos últimos anos cresceu a preocupação quanto ao impacto das ações humanas no Meio ambiente. Com os grandes números de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, níveis alarmantes de desperdício e utilização irrefreável de recursos naturais, temas como crise climática e sustentabilidade tomaram a mídia e agora são vistos em todas as redes.

Neste momento, especialistas apontam que uma gestão sustentável pode ser aliada no combate ao aquecimento global. Isso porque oferecem uma possibilidade de ação pensando no futuro do planeta e nosso.

Segundo o Estado do Clima Global da Organização Meteorológica Mundial (OMM), relatório que apresenta dados reais do atual estado do planeta, a média da temperatura global ficou 1,2°C acima da temperatura observada em décadas pré-industriais, próxima de 1,5°C e indicada como alarmante por especialistas.

Diante disso é indispensável conhecer o termo “Sustentabilidade” a fundo e unir forças à causa.

Sustentabilidade como vetor de crescimento

Sustentabilidade é a aplicação de práticas e metodologias conscientes e pensando no impacto que cada uma delas causa no Meio Ambiente. É essencial para que possamos proteger o planeta e garantir que nossas empresas façam parte do futuro.

E não precisamos de muito para fazer parte da mudança. Reduzir o uso de recursos naturais e evitar o desperdício ajuda a diminuir o impacto que causamos no Meio ambiente. Isso porque qualquer processo de produção gera partículas de gás carbônico, um dos gases do efeito estufa, que aumentam a temperatura total do planeta e, reduzir seu uso é uma ação de destaque.

Temos como exemplo o uso de papel. Segundo a Resource Conservation Alliance, 40% das árvores derrubadas atualmente são utilizadas para fazer papel, material que demora até 3 meses para se decompor.

Gaertner Inc., empresa de consultoria focada em projetos ambientais, diz que, por ano, um funcionário médio utiliza cerca de 10.000 folhas de papel. Se considerarmos que 1 árvore gerará cerca de 10.000 folhas, então cada um de nós equivale à derrubada de uma árvore.

O consumo de água também é afetado pela utilização de papel. Para que seja produzida uma folha A4 simples como as que vemos em todos os escritórios do mundo, o Instituto Akatu considera que são utilizados, em média, 2 litros de água. Considerando as 10.000 folhas de papéis gastas por funcionários anualmente, isso representa mais de 20.000 litros de água.

Ainda vale a pena lembrarmos de um importante dado apresentado por Gaertner Inc.: mais de 50% do desperdício em empresas é papel. Portanto, o maior desafio das companhias atualmente é reduzir esse número e aliar sustentabilidade e crescimento.

E foi a partir disso que sustentabilidade corporativa tomou forma, amenizando o impacto humano no Meio ambiente. A tecnologia pode nos ajudar nisso, se tornando um verdadeiro vetor de desenvolvimento empresarial sustentável.

Tecnologia como aliada da sustentabilidade

A sustentabilidade também é importante internamente na criação de valor para a marca de uma empresa. Com o crescimento da atenção para o tema, ser sustentável se tornou um caráter positivo que pode assegurar uma imagem responsável e confiável perante os consumidores.

No entanto, para que as atividades não sejam reduzidas, os processos precisam ser aperfeiçoados. Isso pode ser feito através da criação e implementação de soluções criativas e tecnológicas que modernizam o dia a dia e oferecem alternativas viáveis para empresas que desejam crescer seguindo preceitos sustentáveis.

Temos como exemplo as assinaturas eletrônicas e digitais. Estas são emitidas e implementadas digitalmente. Com isso, há uma redução considerável dos gastos com papel. 

Com um menor uso ocorre um menor descarte e desperdício do material. Além disso, também não há consumo de água para sua produção e, consequentemente, uma otimização e redução na utilização de recursos naturais, bens finitos de nosso planeta.

Reduzindo o desperdício, as assinaturas eletrônicas auxiliam as empresas que desejam restringir o impacto ao meio ambiente. Utilizando menos papel é possível reduzir a chamada pegada de carbono, que mede emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa.

As assinaturas também diminuem a poluição e o descarte de componentes eletrônicos. Sua funcionalidade foi regulamentada em território brasileiro no ano de  2001, através da MP 2.200-2

No entanto, além dos benefícios ao planeta, as assinaturas geram muitas outras vantagens que podem ser observadas na rotina das empresas.

As vantagens das assinaturas digitais para o crescimento das empresas

Como as assinaturas eletrônicas são  realizadas on-line, há redução de tempo de assinatura, acerto de erros em documentos, extravio de documentos, controle do fluxo de assinatura e facilidade de armazenagem do documento digital.
Com isso é possível a finalização de mais tarefas ao longo do dia, melhorando a produtividade das empresas.
Além de tornar todos os processos internos mais ágeis, também permitem que os clientes sejam atendidos de forma mais satisfatória. Ele poderá desfrutar de alternativas que enriquecem sua experiência, como finalização de contratos sem precisar de deslocamento. Com certeza uma ferramenta prática para os empresários e ótima para os clientes.

  • Embora exista há 20 anos no país, ainda estamos engatinhando na utilização das assinaturas eletrônicas e digitais. Sua aplicabilidade é variada, sendo útil a uma série de formatos de estabelecimentos: 
  • Clínicas;
  • Consultórios;
  • Escolas;
  • Indústrias;
  • Prestadoras de serviços em geral
  • Escritórios;
  • Produtoras;
  • Agências;
  • Imobiliárias;
  • Bancos e muito mais.
  • Quanto à utilização, elas certificam a autenticidade de:
  • Atas;
  • Contratos;
  • Aditivos;
  • Projetos;
  • Laudos;
  • Termos de Aceite;
  • Procurações;
  • Matrículas e diversos outros documentos.

No entanto, todas as vantagens competitivas das assinaturas eletrônicas e digitais precisam ser garantidas por uma empresa de qualidade, que garanta segurança e validade jurírica.


ArqSign

Conheça a ArqSign, uma plataforma desenvolvida pela Arquivar que oferece assinaturas eletrônicas e digitais. Aliada da modernização de processos, a ArqSign conseguiu unir segurança e agilidade em um só lugar.
Na plataforma é possível acompanhar todo o fluxo de assinatura de um documento, em tempo real ou, posteriormente, através da Trilha de Auditoria. Você também pode armazenar toda a documentação no próprio sistema, sem gastos com impressão. É a sua chance de dar adeus à papelada e ainda ter mais segurança.
Os assinantes têm à disposição um suporte através de atendentes especializados. Portanto, sempre que surgirem dúvidas, a ArqSign estará preparada para auxiliar a sua empresa.
Mas não para por aí, ainda tem mais:
Planos com usuários ilimitados;
Geração de arquivos assinados do tipo PDF A, os mais seguros do mercado;
Compatibilidade com todos os dispositivos atuais;
Controle de vencimento dos documentos;
Registro de uma assinatura por signatário no próprio documento.

Implemente a mudança na sua empresa também!
Aproveite nosso teste grátis de 15 dias com acesso a todas as ferramentas da plataforma e veja como a sustentabilidade pode ser o vetor de crescimento do seu negócio.

Compartilhar Publicação:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!