O que nos diferencia?

10 práticas sustentáveis nas empresas competitivas

simbolo de reciclagem

Nos últimos anos, cresceu a preocupação quanto ao impacto das ações humanas no meio ambiente. Com o aumento dos impactos ambientais em todo o mundo, temas como crise climática e sustentabilidade tomaram a mídia. Inclusive, o mundo corporativo deve voltar a atenção para as práticas sustentáveis nas empresas.

Afinal, uma gestão empresarial sustentável pode ser aliada no combate ao aquecimento global e outras questões de preservação da natureza. No entanto, um levantamento do Instituto FSB Pesquisa, realizado em 2021 com 400 executivos de empresas de médio e grande porte, revelou que 60% dos entrevistados não aplicam estratégias de sustentabilidade em seus negócios.

O que podemos fazer para mudar este cenário? Para este artigo, selecionamos exemplos de práticas sustentáveis nas empresas, visando ajudar sua organização na implementação de medidas que diminuam o impacto das suas atividades.

Para introduzir o assunto, aqui está um vídeo explicativo sobre sustentabilidade empresarial. Assista!

O que são práticas sustentáveis nas empresas?

Processos operacionais numa empresa envolvem consumo de energia, geração de resíduos, uso de recursos naturais, emissão de gases poluentes, entre outros. 

Em vista disso, as companhias devem ter cuidados específicos para que suas atividades não causem danos ao meio ambiente, seja pela extração de recursos ou pelo lixo que é descartado.

As práticas sustentáveis são, portanto, medidas que visam reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva. Atualmente, essas boas práticas são resumidas pela sigla ESG, do inglês “Environmental, social and governance”. Traduzindo, são ações que envolvem a governança social, ambiental e corporativa.

Isso significa que as organizações adeptas a esse padrão atuam para além dos lucros, e se preocupam com aspectos de sustentabilidade, direitos humanos, transparência e outros.

Sustentabilidade como vetor de crescimento nas empresas

É provável que a maioria das pessoas não faça ideia de tudo o que está por trás de um documento que chegou à sua mesa em uma folha de papel. Ou sequer imagine que a produção de itens na empresa emite gás carbônico.

Bom, tomemos como exemplo o uso de papel para demonstrar a realidade. Segundo a Resource Conservation Alliance, 40% das árvores derrubadas são atualmente utilizadas para fazer papel, material que demora até 3 meses para se decompor.

A Gartner Inc., empresa de consultoria focada em projetos ambientais, diz que, por ano, um funcionário médio utiliza cerca de 10.000 folhas de papel. Se considerarmos que 1 árvore gerará cerca de 10.000 folhas, então cada um de nós equivale à derrubada de uma árvore.

Homem barbudo pensativo mantendo a mão sob o queixo, vestindo um suéter listrado e bebendo café
Um funcionário médio utiliza cerca de 10.000 folhas de papel, de acordo com a Gartner Inc. (Imagem: Freepik)

O consumo de água também é afetado pela utilização de papel. 

Para ser produzida uma folha A4 simples como as que vemos em todos os escritórios do mundo, o Instituto Akatu considera ser utilizados, em média, 2 litros de água. Considerando as 10.000 folhas de papéis gastas por funcionários anualmente, isso representa mais de 20.000 litros de água.

Ainda vale a pena lembrarmos de um importante dado apresentado por Gartner Inc.: mais de 50% do desperdício em empresas é papel. Portanto, o maior desafio das companhias atualmente é reduzir esse número e aliar sustentabilidade e crescimento.

Acredite, ao adotar práticas sustentáveis nas empresas, é possível obter redução de custos, aumentar a eficiência, melhorar a reputação no mercado e impulsionar a inovação.

10 práticas sustentáveis aliadas das empresas

Aprenda, agora, quais práticas sustentáveis para empresas você pode adotar para ter um negócio mais alinhado com as necessidades do meio ambiente e, consequentemente, da vida humana.

1. Pratique a transparência

A transparência é uma das pautas de governança na agenda ESG, envolvendo tanto os clientes quanto os próprios funcionários. É uma forma de fornecer informações relevantes sobre as atividades, as políticas e o desempenho do negócio.

Vista de cima, temos as mãos de três pessoas em um sinal de acordo, união, posicionadas sobre uma mesa com recortes de símbolos que remetem à sustentabilidade
A transparência é uma ação de sustentabilidade na empresa. (Foto: Freepik)

Quando a empresa é transparente em relação às suas ações e políticas, ela pode demonstrar a sua responsabilidade e compromisso com as questões de sustentabilidade. Alguns mecanismos que podem ser adotados para esta prática são:

  • Relatórios sobre emissão de gases de efeito estufa, gestão de resíduos, diversidade e inclusão e outros assuntos;
  • Canal de comunicação aberto com stakeholders (clientes, parceiros, colaboradores, etc);
  • Auditorias externas.

2. Revise a infraestrutura e a logística da sua empresa

Você sabia que a sustentabilidade pode estar na arquitetura da sua empresa? Construções sustentáveis englobam eficiência energética, por exemplo, com projetos capazes de instalar equipamentos que utilizam fontes de energia renováveis.

O uso de telhados verdes e materiais sustentáveis, como madeira certificada e itens reciclados, também é uma forma de adotar práticas sustentáveis na empresa.

Além disso, o sistema de transporte pode ser otimizado para atender às demandas de sustentabilidade, especialmente no transporte responsável de produtos utilizando veículos econômicos.

Também é interessante estimular o uso de bicicletas ou carona solidária por parte das equipes, quando possível.

3. Recicle materiais

É preciso implementar medidas de separação do lixo para que materiais recicláveis tenham a destinação correta. Para tanto, é fundamental orientar os funcionários em relação a tais práticas.

Uma forma simples de reciclar materiais é criar folhas de rascunho e anotações a partir de restos de papéis não utilizados.

4. Faça o gerenciamento de resíduos

Quanto aos materiais descartáveis, certifique-se de que terão o descarte adequado, evitando assim a poluição dos rios, liberação de substâncias nocivas, entre outras consequências.

Atenção especial para lixo eletrônico, que deve ser tratado por empresas especializadas no assunto. Outros resíduos sólidos, como plástico, papel e alumínio, devem ser descartados separadamente, e os colaboradores devem ser conscientizados a respeito dessa prática.

5. Trabalhe com parceiros responsáveis

A responsabilidade ambiental vai para além dos muros da sua empresa. Quem são os seus parceiros? Será que eles praticam boas ações para minimizarem impactos ambientais?

Os mesmos critérios adotados pelo seu negócio devem valer na escolha de fornecedores e parceiros. Portanto, analise as práticas e políticas dessas outras empresas.

6. Reduza do uso de papéis

Uma das mais conhecidas práticas sustentáveis nas empresas e talvez a mais simples de ser aplicada. A redução do uso de papéis é primordial para um negócio que planeja ser mais sustentável, pois, como vimos anteriormente neste artigo, não só a produção de papel é nociva para o ecossistema, como também seu descarte.

Existem medidas que resolvem essa questão, como as que veremos a seguir.

7. Digitalize documentos

Saiba que a tecnologia é uma forte aliada na adoção de práticas sustentáveis para empresas. E a digitalização de documentos é uma ótima escolha em diversos sentidos. Além de reduzir o consumo de papel, o foco aqui, auxilia no controle e segurança dos documentos.

Foco nas mãos de um homem utilizando um notebook. À frente da tela, aparecem projeções virtuais que simboliza documentos digitais
Digitalize documentos para reduzir o uso de papel na empresa. (Foto: Freepik)

Arquivos digitalizados possuem a mesma validade dos arquivos físicos, e ainda contribuem para que sua empresa pratique a sustentabilidade ao eliminar a necessidade de acumular papelada.

8. Implemente a assinatura eletrônica e digital

Com documentos digitalizados, outra solução interessante e complementar são as assinaturas eletrônicas e digitais. O recurso promove agilidade e facilita a validação de documentos e garante validade jurídica por meio de Certificados Digitais ICP-Brasil.

Assinaturas eletrônicas e digitais dispensam a necessidade de impressão de papéis e deslocamento do signatário. Assim, a empresa promove sustentabilidade mesmo que indiretamente.

9. Adote o armazenamento em nuvem

Dê adeus às pilhas de papel na sala de arquivos. Documentos digitalizados são armazenados em nuvem, reduzindo o uso de papel na empresa, bem como o uso de espaço físico e materiais para armazenar os arquivos em condições adequadas.

Veja bem, a temperatura do ambiente é um fator importante para armazenamento de papéis, logo, necessita de um sistema de climatização. Com o armazenamento virtual isso não acontece!

10. Gestão de documentos eletrônicos segura

Por fim, os documentos digitalizados serão geridos em ambiente eletrônico, mais uma vez, dispensando o uso de papel. A propósito, a gestão eletrônica de documentos é segura, por garantir a integridade dos dados ali contidos e é possível estabelecer regras de acesso.

Quando parecer difícil aderir a práticas sustentáveis na empresa, lembre-se que algumas delas são simples, mas de grande impacto positivo, como a redução do uso de papel por meio da digitalização de documentos.

>> Continue conosco e entenda mais sobre Gestão Documental!

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden